Documento oficial informativo sobre el Programa de Cribado de Síndrome de Down en Portugués

martes, 6 de septiembre de 2011

PROGRAMA DE DETECÇÃO PRÉ-NATAL DA SÍNDROME DE DOWN E OUTRAS ANOMALIAS CROMOSSÓMICAS

O que é a detecção pré-natal de anomalias cromossómicas?

É uma actividade preventiva, lançada pelo Departamento da Saúde, dentro das actividades de melhoria da saúde materno-infantil. O seu objectivo é a detecção precoce das anomalias cromossómicas, entre as quais, a mais frequente, que é a síndrome de Down.

Qual é o público-alvo?

Todas as mulheres grávidas da Comunidade Autónoma Basca que realizam o teste de gravidez nos centros da Osakidetza [Serviço Basco da Saúde].

Por que realizar um teste de detecção precoce das anomalias cromossómicas?

Porque graças aos avanços científicos, na actualidade dispomos de testes que nos permitem sabermos com uma alta fiabilidade, se o feto apresenta anomalias cromossómicas. A Osakidetza escolheu um destes, designado por teste combinado do primeiro trimestre. Este teste, que é disponibilizado para todas as mulheres grávidas, não comporta nenhum risco de perda fetal e detecta aquelas gravidezes em que existe maior risco de padecer síndrome de Down ou outras anomalias cromossómicas. Posteriormente, só às mulheres com risco elevado é proposto realizarem a amniocentese.

Assim, evitamos muitas amniocenteses e os riscos que ela comporta, como a perda do feto em cerca de um por cento dos casos.

Em que consiste o teste combinado do primeiro trimestre?

Este teste consiste em combinar dois tipos de exames médicos:

Por uma parte, uma análise de sangue que se realiza juntamente com resto das análises que se solicitam no primeiro controlo de rotina da gravidez.

Aliás, a medição da “prega nucal”, que consiste em medir uma zona do pescoço do feto e é feita na ecografia de controlo do primeiro trimestre.

Quais as vantagens deste teste combinado?

Não apresenta nenhum risco para a mulher nem para o feto, o que permite realizá-lo em todas as mulheres grávidas.

É simples, já que não aumenta o número de visitas ou controlos que se realizam durante a gravidez.

É rápido, já que permite obter informações sobre a saúde do feto durante os primeiros meses da gravidez.

O que mede o teste combinado do primeiro trimestre?

Mede a probabilidade de o seu filho ou filha apresentar uma anomalia cromossómica. Este teste detecta até 92% de casos de síndrome de Down e outras anomalias cromossómicas menos conhecidas.

Quando estarão disponíveis os resultados do teste combinado?

O resultado será fornecido na mesma consulta da ecografia de controlo do primeiro trimestre

O que significa um resultado de baixo risco?

Significa que é improvável que o feto tenha a síndrome de Down ou outra anomalia cromossómica, mas não significa que inexistam quaisquer riscos em absoluto.

Se o teste indicar que o risco é baixo, não lhe será proposto mais nenhum outro teste.

O que acontece se o teste indicar um risco elevado? Quais são os passos seguintes?

Se o risco for elevado, o/a ginecologista irá propor-lhe a realização de uma amniocentese para confirmar ou descartar o resultado anterior.

De qualquer modo, é importante que saiba que, aproximadamente, apenas uma em cada 20 mulheres submetidas ao teste combinado do primeiro trimestre terá um resultado de risco alto.

Uma vez realizada a amniocentese, aproximadamente daí a três dias irá receber uma primeira informação sobre os resultados.

O que acontece caso se confirme uma anomalia cromossómica?

Se for detectada uma anomalia cromossómica, receberá todas as informações necessárias, sobre as opções existentes, para tomar a decisão que considerar mais adequada a respeito da sua gravidez.

É obrigatório realizar este teste?

Não, a decisão de participar neste programa é sua e não esqueça que poderá contar sempre com o apoio e a informação por parte dos/os profissionais sanitários/as (parteiras, ginecologistas, profissionais de Atenção Primária, pessoal de enfermagem), que irão esclarecer-lhe todas as dúvidas.

Para mais informações, ver: http://www.osanet.euskadi.net/deteccion-down

0 comentarios:

Publicar un comentario